terça-feira, 10 de maio de 2011

GRIPE OU RESFRIADO? VEJAM AS DICAS PARA CUIDAR BEM DO SEU FILHO NESSA ÉPOCA.

Nesta época, lá estão as crianças lotando as salas de espera dos consultórios. Até parece manha. “Começou a dor de ouvido e está começando a tossir também”, diz uma mãe.

Rafael, de 5 anos, sabe bem o que incomoda. “Minha barriga dói e meu ouvido dói”, conta. “Eu acredito que seja uma gripe alérgica”, aposta a mãe.

“O que comumente chama de gripe é o resfriado comum, que são inúmeros vírus que causam esses problemas. Ao acometerem as vias respiratórias, eles geralmente causam febre, tosse, nariz escorrendo e desconforto. A gripe já é um quadro mais severo. São esses sintomas em um grau maior, com muita prostração, abatimento e febre alta”, explica o pediatra Otávio Pinto de Carvalho.

Muitas vezes os sintomas de alergia, gripe e resfriado se confundem. Por isso, é importante que o paciente procure o médico para ter o diagnóstico correto. Se o tratamento não for feito de forma adequada, as consequências podem ser graves.

“Quando você tem um aumento da febre e mudança da característica da secreção, que se torna mais amarelada, esse é um sinal que pode estar havendo conversão de uma infecção viral para uma infecção bacteriana”, afirma o médico infectologista Carlos Starling.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário